A Kisoul recomenda que o acervo das bibliotecas corporativas não se limite a livros técnicos ou de voltados exclusivamente para o desenvolvimento profissional. Acreditamos que livros de “literatura” (que podem ser romances, poesias, contos, peças teatrais…) também contribuem para o desenvolvimento dos colaboradores da empresa!
Destacamos alguns dos benefícios que a leitura de livros de literatura pode proporcionar:
Maior empatia. Ao ler sobre personagens e suas experiências, o leitor pode aprender o valor de considerar e respeitar diferentes pontos de vista.
Estímulo à imaginação e criatividade. A leitura estimula a mente a visualizar uma variedade de personagens, histórias e cenários… e com isso ‘afia o cérebro’ para poder solucionar problemas e produzir novas ideias.
Melhora na capacidade de comunicação. A leitura nos expõe a diferentes formas de expressão, vocabulário e gramática, e que, automaticamente, ´pegamos emprestado´ para tornar nossa própria comunicação mais clara, rica e de fácil entendimento.
Estímulo ao pensamento crítico. Muitas obras literárias exploram questões complexas e oferecem diferentes interpretações, exigindo e ajudando a desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise.
São muitos os benefícios que a leitura de um bom livro nos proporciona, além é claro do prazer de viajar na história e conviver com os personagens.
Além disso, o professor e historiador Dante Gallian também afirma que há muitos benefícios! Baseado nos seus estudos e pesquisas, escreveu o livro “Literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma” em que demonstra que a leitura de clássicos tem propiciado um poderoso efeito humanizador e terapêutico que vem transformando a vida de muitas pessoas.
Para finalizar, relacionamos 3 clássicos da literatura russa, inglesa, francesa, brasileira e sul-americana que podem ser de seu interesse…
“Guerra e Paz” de Lev Tolstoy
“Crime e Castigo” de Fyodor Dostoevsky
“Anna Karenina” de Lev Tolstoy
“Orgulho e Preconceito” de Jane Austen
“David Copperfield” de Charles Dickens
“A Revolução dos Bichos” de George Orwell
“Os Miseráveis” de Victor Hugo
“O Estrangeiro” de Albert Camus
“Madame Bovary” de Gustave Flaubert
“Grande Sertão: Veredas” de João Guimarães Rosa
“Dom Casmurro” de Machado de Assis
“Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis
“Cem Anos de Solidão” de Gabriel Garcia Marquez
“O Amor nos Tempos do Cólera” de Gabriel Garcia Marquez
“A Casa dos Espíritos” de Isabel Allende
Boas leituras!